quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Frotagem



















A palavra “Frottage” é de origem francesa - frotter,
 que significa “esfregar”. 
Consiste em colocar uma folha de papel
 sobre uma superfície áspera, 
que contém alguma textura, e esfregá-la, 
pressionando-a com um 
bastão de giz de cera, por exemplo,
para que a textura apareça na folha.
No campo da arte, essa técnica foi usada
 pela a primeira vez pelo o 
pintor, desenhista, escultor e escritor
 alemão Max Ernest (1891 – 1976),
 um dos fundadores do movimento “Dada”
 e posteriormente um dos grandes
 nomes do Surrealismo.


















Munido de um papel e um giz, uma caneta,
 ou qualquer outro
 condutor, podemos sair em busca de
 texturas interessantes.




















Ao participante é requerido um olhar atento 
a captar as propriedades
 da superfície dos objetos, da estrutura
 arquitetônica e qualquer relevo
 que possa ser usado na criação de imagens.
O resultado é a supresa frente às mais inusitadas
 e ricas imagens. 


















MODOS DE FAZER

Com o uso do lápis grafite, giz de cera, 
caneta esferográfica,
 lápis de cor etc, chegaremos a diferentes 
resultados, dos quais
 vamos escolher aqueles que mais atendem
 a nossa proposta.
Por se tratar, de uma certa forma, de um 
decalque sobre uma matriz,
 a frotagem nos permite a repetição da ação
 e consequentemente
 reprodução do desenho várias vezes seguidas.




















Tendo um processo de confecção bastante simples,
 a sua feitura pode
 ser realizada em qualquer lugar, se firmando
 como um ótimo exercício
 de experimentação contínua.

MATERIALIDADES
A investigação das propriedades táteis dos objetos
 compreende a criação
 das mais ricas visualidades. Passamos a olhar os
 objetos de maneira diferente,
 prestando mais atenção às suas propriedades,
 sempre imaginando as
 possibilidades criativas que ele nos oferece.


ELABORANDO

Partindo deste processo, podemos iniciar 
um trabalho de elaboração
 de desenhos e composições, articulando
 visualidades, campos de força,
 movimentos, pesos, tonalidades sobre o plano.
Neste processo, trabalhamos diversos elementos
 das artes visuais referentes
 ao estudo da forma, composição, textura,
 estrutura do desenho etc, 
executando processos mentais que exploram 
a intuição e a percepção.



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