quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A LIBERDADE GUIANDO O POVO (EUGÈNE DELACROIX)

 



A LIBERDADE GUIANDO O POVO


“Deve-se ser ousado até ao limite máximo; sem ousadia,
e até ousadia extrema, não há beleza”
Eugène Delacroix



Na tela acima, Eugène Delacroix [1798-1863] (importante pintor Francês do Romantismo) sentido-se culpado pela sua pouca participação nos acontecimentos do país, pintou A Liberdade Guiando o Povo(1830), um quadro que é antes de tudo uma homenagem à Revolução de 1830. A bandeira francesa tremulando nas mãos de uma liberdade resoluta e destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um número não pequeno de espectadores.

Esta tela contém um detalhe curioso: o artista retrata-se a si próprio entre os combatentes, como revolucionário, na figura do jovem de cartola e fuzil na mão. Assim como os escritores da época que desejavam a ruptura com o Arcadismo em busca de formas literárias mais adquadas ao sentimento equilibrado do homem, o pintor exigis liberdade: recusava-se a meramente copiar as estátuas clássicas e não se submitia as regras acadêmicas de pintura, que impunham aos pintores o equilíbrio no uso das cores e das imagens. Delacroix, ao contrário preferia as cores vibrantes, gostava de opor luz e sombras e de pintar feições humanas emocionadas.
 




A figura central é uma mulher com uma boina frígia, representando a Liberdade e guiando o povo por cima dos corpos dos combatentes, transportando a bandeira tricolor da Revolução Francesa numa mão e uma espingarda com baioneta na outra.
Um cidadão mortalmente ferido esforça-se por contemplar, pela última vez, a Liberdade. A sua atitude em arco cria um elemento crucial na composição em pirâmide. O artista repete ainda as cores da bandeira no vestuário do moribundo.
O jovem patriota à direita da Liberdade representa um herói popular chamado Arcole, que foi morto no combate em redor do Hôtel de Ville.
À direita deste, são ainda visíveis sobre o fumo das armas as torres de Notre Dame, esvoaçando numa delas a bandeira tricolor.
A assinatura do pintor está traçada com ousadia a vermelho simbólico sobre as pedras das barricadas, à direita do jovem patriota.

4 detalhes de Liberdade Guiando o Povo se destacam:




1 – Bandeira Ao colocar o vermelho sobre uma mancha de céu azul, Delacroix destacou seu tom vibrante. As cores da bandeira se repetem na roupa do trabalhador aos pés de Liberdade.


2 – Expressividade do Céu A forma como Delacroix captou o céu mostra o caos da guerra urbana. Esta técnica do pintor francês combina a expressividade do romantismo com a estrita atenção ao detalhe do realismo, transmitindo emoção e permanecendo fiel ao tempo e lugar históricos.


3 – Pé de Liberdade O pé de Liberdade se encontra sobre a barricada, o que sintetiza um momento grandioso da batalha.


4 – Sombras As áreas sombreadas da pintura mostram como Delacroix dominava a técnica do chiaroscuro. Os fortes contrastes de sombra e luz, combinados com cores ousadas, acrescentam dramaticidade à Liberdade Guiando o Povo.